O óxido de magnésio reativo e de alta pureza é indicado como um material alternativo à cal no processo de clarificação do caldo de cana. As principais vantagens técnicas do MgO sobre a cal são as seguintes:
- Ausência de incrustações pela maior solubilidade dos sais de magnésio;
- Maior poder neutralizante do óxido de magnésio, sendo 1,3 vezes a cal virgem ou 1,85 vezes a cal hidratado, devido ao seu peso molecular mais baixo;
- Aumento da capacidade de decantação e filtração em decorrência da obtenção de borras ou flocos mais compactos e densos;
- É sugerido na literatura técnica a eliminação da sulfitação quando utilizando o MgO;
- Menor perda de sacarose (menor inversão) pela maior estabilidade do pH nos processos subsequentes.
- Apesar de se sugerir tecnicamente viável a substituição total da cal pelo óxido de magnésio, economicamente o MgO deve ser visto mais como um auxiliar da cal na clarificação, já que em condições normais, seu preço é superior à cal.
Pesquisas e testes industriais no exterior evidenciaram que uma composição de 65% CaO e 35% MgO seria um bom valor de referencia para a dosagem acima do qual o íon cálcio estaria abaixo do nível crítico para o aparecimento de incrustações. Logicamente a composição ótima é característica de cada usina.