Aplicações

Fluxo de Solda

A soldagem é a técnica dominante para unir metais em uma variedade de indústrias, tais como automotiva, construção, tubos, edifícios navais, refinaria de petróleo, geração de energia, e muitas outras.

Quando o material de soldagem está no seu estado fundido, tende a absorver e contaminar-se com oxigênio e nitrogênio da atmosfera, o que faz com que a solda, durante o processo de solidificação, se torne porosa e frágil. A principal técnica aplicada para prevenir esse fenômeno é o uso de fluxos, tais como eletrôdos de vara revestidos, fios de núcleo fundido e aglomerados (pós-fluxantes).

Óxido de magnésio

Os fluxos aglomerados, que são utilizados principalmente na soldagem por arco submerso, são formulações complexas de vários ingredientes, em forma de pó, incluindo óxido de magnésio (MgO). A quantidade de MgO varia entre 5-20% de acordo com o tipo e uso do fluxo enquanto que para alguns produtos específicos pode ir até 40%. Seu papel principal é o ajuste das propriedades da escória, tais como a viscosidade e a refratariedade.

O sínter magnesiano (OPS 90) é empregado como componente na fabricação do fluxo de solda pelas principais empresas mundiais de soldagem.